quarta-feira, 5 de março de 2008

Estados de Espirito

Eu confesso... é um assunto que me fascina!
Na linguagem popular muito se usa a palavra astral: “alto astral”, baixo astral”, etc., indicando como estamos nos sentindo por dentro. A maioria das pessoas não tem domínio sobre os próprios estados de espírito, deixando-se levar pelos acontecimentos, pelo que ouve, pelo que vê e o que pensa. Poucos já conseguem domínio pleno sobre si mesmos, comandando sua vida interior conforme melhor entendem. Os estados de espírito formam-se pela interação dos pensamentos com as emoções e sentimentos, e podem transformar-se num circulo vicioso, que é importante desmanchar o mais depressa possível, sempre que o seu teor seja de ordem negativa. Que tipo de malefícios os estados de espírito negativos podem gerar naqueles que os nutrem? A ciência ultimamente vem se ocupando bastante com pesquisas sobre estados de espírito, relacionados com a saúde. Também algumas terapias complementares vêm desenvolvendo acções que visam melhorar a vida e a saúde das pessoas, através de mudanças em seus estados de espírito. Sabe-se por exemplo, que as pessoas que cultivam o mau humor, a crítica negativa, as queixas e lamentações, que vêem a tudo e a todos com “maus olhos”, estão gerando energia psíquica de baixo teor, que tende a criar bloqueios na recepção e na circulação de energias de mais elevado teor em seus organismos, o que pode vir a causar inúmeras enfermidades e os mais variados tipos de mal-estar. E lembramos a sabedoria de Jesus, quando disse que “se os nossos olhos forem maus, todo o nosso corpo estará em trevas”. Como vejo a tudo e a todos, com bons ou com maus olhos? Para alguém mudar seus estados de espírito para melhor só tem um caminho, o do próprio esforço nesse sentido. É o “aprender a ajudar a si mesmo”. Isto significa crescer, começar a andar com os próprios pés, jogando fora as muitas muletas que nos têm acompanhado o crescimento espiritual. Sabemos que a nossa vida é uma contínua interação entre a mente, os corpos físico e espiritual, as emoções e os sentimentos, que a cada passo sofrem atritos internos e externos, motivados pelas situações que vamos vivenciando e, tudo isso, acrescido ainda das pressões procedentes do inconsciente, do clima formado pelas imagens ali arquivadas ao longo dos tempos. Somos, portanto, seres complexos e como tais precisamos aprender a nos auto-ajudar. Nosso inconsciente, é um porão repleto de imagens carregadas de angústia, frustrações, mágoas e sofrimentos os mais variados, e tudo isso gera energias pesadas, que nos induzem a estados de espírito negativos, incluindo a depressão. Um excelente recurso para minimizar esse problema está nas visualizações positivas, e também em palavras e frases que podem condicionar nosso psiquismo. Podemos fazer visualizações conduzidas através de meios como fotos ou cds. Podemos fazê-las sem esses recursos, apenas procurando relaxar e visualizar, ou imaginar, que nos encontramos em algum lugar bonito, tranquilo, abastecendo nossa memória visual com aquele ambiente de paz e de alegria.

"Estado de espírito écomo nos sentimos internamente, e pode estar desde péssimo até excelente."

9 comentários:

FM disse...

Muito Interessante...
E logo tu que, como eu, és muito de "estados de espírito".
Felizmente que os temos, embora por vezes não sejam lá muito "atractivos"... (sorrisos)
Beijos.

Vitor disse...

todos os temos, uns gerem melhor outros pior....


beijo

Sara Lopes disse...

É sem dúvida um tema muito interessante e que me fascina bastente.....vai pesquisando querida,eu/nós agradecemos,nunca é tarde para aprender.

beijocas

Sara Lopes disse...

Opss....
Não é bastente, mas sim bastante.
Agora até fico com medo.
Beijocas

Bomboca disse...

Gostei!!! Mas gosto mais ainda de ver o teu estado de espírito das últimas noites. Se de algum modo consegui ajudar a manter o astral em cima, fico contente e prometo continuar... pra desgraça de muitas gente!!! eheheh

Olá!! disse...

O meu estado de espírito normalmente é "alto astral", sou do tipo optimista... mas quando me dá a neura... saiam da frente...

Beijosssssssssssss

paulofski disse...

Pois eu cá confesso que estou pelo meio termo.

Beijo

Manuel Damas disse...

Passei apenas para deixar um beijinho.

liamaral disse...

É verdade Fm, mas importa mesmo é termos, é sinal que temos emoções e sentimentos prontinhos a ser despoletados!

VSuzano, eu confesso que não sei gerir muito bem! A impulsividade por vezes não me deixa!

Sarita, Alto Astral, Sempre! Pelo menos a maior parte das vezes...

Aninha, tenho andado realmente bem disposta! Sem motivo aparente ou não, não importa! É bom e espero poder passar esta boa disposição a todos os que estiverem interessados! Claro que tens o teu mérito! Sem dúvida!E eu agradeço!

Olá, é isso mesmo! Ainda bem. Precismaos de pessoas assim, cada vez mais! Beijo

Paulo, isso já não é nada mau!!

Professor, obrigada e um beijinho também para si, grande, gordo, cheio de calorias! Já agora, bom programa para logo! :)